[O ASTRONAUTA]

(leia ouvindo "No Mundo da Lua - Biquíni cavadão" ou "Astronauta - Gabriel o pensador")

        O astronauta fugindo de balas e antidepressivos salta em sua nave e parte da Terra - planetinha esquisito, cheio de deuses modernos.

        Não carrega bagagem e nem passagem de volta. Seu destino é a Lua: Fugindo de casa e do barulho da rua para recompor seu mundo bem devagar. Ele não quis levar mais do que o necessário, carregou suas tralhas, um terço, uma lista de reclamações para Deus - ou para os aliens - quem ele encontrar primeiro. Talvez não encontre ninguém.
        Ele já pensou na vista que vai querer. Quer pegar um pedaço de frente para a Terra, quer poder vislumbrar alguns anéis de saturno e ver o esplendor do Sol. Talvez ele consiga mapear a Lua inteira, mas não vai mandar informações para a Terra: Ele não quer vizinhos de nenhum tipo, não quer curiosos, não quer brigões, não quer gente perto dele, já dizia Drummond:

"O homem, bicho da terra tão pequeno
Chateia-se na terra
Lugar de muita miséria e pouca diversão,
Faz um foguete, uma cápsula, um módulo
Toca para a lua"

         O astronauta, decidido a se resolver, prepara o pouso. Respira fundo três vezes, aperta seu terço e o papel com suas orações. Ele tem que achar alguma coisa. Tem que ser diferente. Longe de gente. Longe de barulho. De firmas e balas e ternos. Ele já está mais perto de Deus. Talvez ouça resposta para todas as suas perguntas. 

        Seu foguete pousa. Não tem gente na lua mesmo. Ou fábricas. Não tem aliens. Ele grita por Deus uma, duas, três vezes. Será que Deus pode ouvi-lo de lá ou ele está muito longe ainda? O homem rodeia a lua fazendo suas perguntas para o nada. A vista de lá não era tão bonita assim. O homem se frustra na Lua. Um pouco ressentido e com suas expectativas frustradas. Ele se pendura em uma estrela já pensando em dar cabo de sua vida, quando se lembra novamente de Drummond:

"A dificílima dangerosíssima viagem
(...)
Descobrindo em suas próprias
Inexploradas entranhas
A perene, Insuspeitada alegria 
De con-viver."

             Talvez seja para lá que ele deve ir afinal. 
             

Comentários

Postagens mais visitadas